sexta-feira, 16 de maio de 2008

BISPOS BRASILEIROS PARTICIPAM DE SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE MOVIMENTOS E NOVAS COMUNIDADES ECLESIAIS

Rocca di Papa, 16 mai (RV) - O Pontifício Conselho para os Leigos está promovendo, desde ontem, em Rocca di Papa, nas proximidades de Roma, um Seminário Internacional para "refletir e dialogar sobre a realidade dos movimentos eclesiais".
Participam do encontro, que se concluirá amanhã, mais de 100 bispos, provenientes de 50 países, entre os quais o Brasil. Entre os quatro bispos brasileiros, destacamos Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Palmas, Tocantins, convidado do organismo Vaticano.
Está presente também Moisés Azevedo, fundador do Movimento “Shalom”. O tema central é: "Peço-lhes para ir ao encontro dos movimentos com muito amor", extraído do discurso de Bento XVI a um grupo de bispos alemães, em visita "ad Limina", em 2006. Naquele ano, realizou-se um Congresso sobre o tema: "A beleza de ser cristão e a alegria de comunicá-la", que contou com a participação de mais de cem responsáveis de movimentos eclesiais.
Segundo o Pontifício Conselho para os Leigos, presidido pelo Cardeal Stanislaw Rylko, após dois anos, "pareceu oportuno prosseguir, com os pastores provenientes de todas as partes do mundo, a reflexão sobre os movimentos eclesiais e as novas comunidades, que são um dom do Espírito Santo para a Igreja do nosso tempo".
A finalidade do Seminário para Bispos, este ano, é "aprofundar o significado teológico, eclesial e pastoral dos movimentos eclesiais e das novas comunidades e delinear as tarefas dos pastores em relação a eles". Os numerosos participantes deverão ser recebidos, amanhã, pelo Santo Padre, no Vaticano. (MT)

Nenhum comentário: